Saúde detalha investimentos na Atenção Básica
Em audiência na Câmara Municipal, Prefeitura apresenta uma série de ações realizadas para qualificar o atendimento público na rede municipal
Publicado em 01/08/2014 14:21 - Atualizado em 01/08/2014 14:28
Secretário também esclareceu dúvidas e explicou o funcionamento da rede municipal de saúde. Fotos Secom/PMI
Recomposição dos quadros da saúde e ampliação da atuação do Programa de Saúde da Família (
PSF), que hoje conta com 40 equipes completas. Reformas e aquisição de novos equipamentos médico-hospitalar e mobiliário para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ampliação da rede física e equipes para atendimento à população com a implantação, ainda neste ano, de duas novas unidades de saúde na Regional 4, no Parque das Águas/Planalto e no Caravelas.
Estas são algumas repostas efetivas da Prefeitura de Ipatinga no trabalho de reestruturação do sistema municipal de saúde, com destaque para a rede de Atenção Básica. Na última quinta-feira (31/07), os investimentos realizados desde 2013 foram detalhados pelo secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, durante audiência pública solicitada pela Comissão de Saúde Pública, Trabalho e Bem-Estar Social da Câmara Municipal.
"São diversas ações coordenadas que, em médio prazo, vão refletir na qualidade do serviço prestado ao usuário. Por exemplo, pela primeira vez, as farmácias das unidades básicas passarão a contar com técnicos de farmácia, aprovados em processo seletivo, para acolher e melhor orientar os pacientes. Até então, esse atendimento era feito por profissionais administrativos", pontua.
Ainda na Câmara, o secretário esclareceu dúvidas dos vereadores e explicou o funcionamento da rede municipal de saúde. "A atenção básica é estruturada para resolver quase 80% das demandas do usuário. É na unidade básica que o paciente crônico fará todo acompanhamento para evitar o agravamento do quadro, participando do controle e de programas de prevenção. Já as 'portas de urgências' são para atender pacientes em quadros agudos, passando mal de fato", reforça.
Novas Unidades de Saúde
Projetos em andamento, como o início da construção de seis novas unidades de saúde, também foram adiantados durante a audiência. "Ainda em agosto, pretendemos realizar o processo de licitação. O investimento total de R$ 10 milhões, em recursos do Estado e Federal, com a contrapartida do município, já está assegurado e em caixa. Com isso esperamos chegar a 62 equipes de
PSF em dois anos", antecipa. As novas unidades deverão ser construídas nos bairros Tiradentes, Parque das Águas/Planalto, Bom Jardim, Vila Formosa, Nova Esperança e Esperança.
Além disso, a Administração Municipal se comprometeu com a construção da Unidade de Saúde do Barra Alegre com recursos próprios.
Quadro de pessoal
O processo de recomposição e ampliação de quadros da saúde inclui contratações de profissionais em diferentes especialidades e áreas de atuação. As 20 unidades de saúde receberam mais 30 profissionais nos primeiros quatros meses deste ano, incluindo seis clínicos gerais e três ginecologistas com carga horária de 20 horas semanais. Hoje, 78 médicos atendem na rede atenção básica: 40 nas equipes
PSF, 20 clínicos gerais, sete pediatras e 11 ginecologistas, garantindo cobertura média de 70% da população.
por SECOM/PMI