Prefeitura de Ipatinga adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
Publicado em 29/09/2021 16:30
A Prefeitura Municipal de Ipatinga está participando do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), por meio da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), que tem como objetivo promover a integridade e a boa gestão pública.
Em Minas Gerais, o PNPC é coordenado pela Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco-MG) e conta com a participação de diversos órgãos de controle, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado e a Controladoria-Geral do Estado.
A primeira etapa do PNPC possibilitou às organizações públicas a geração de um relatório de diagnóstico de suscetibilidade à corrupção, por meio do preenchimento voluntário de autoavaliação via plataforma e-Prevenção. Esse diagnóstico servirá de base para a próxima etapa do Programa, que consistirá na construção de um plano de ação contendo as práticas adequadas às necessidades de cada instituição, visando à melhoria contínua dos mecanismos de prevenção à corrupção.
Ainda serão ofertados, por meio da plataforma digital, orientações e modelos para a implantação de controles adequados para cada realidade, utilizando as melhores práticas em integridade pública e gestão de riscos.
Boas práticas
A marca de Participante do PNPC deverá ser adotada pela PMI no seu portal na internet, em eventos oficiais e demais peças publicitárias institucionais.
por SECOM/PMI