Ipatingão
Foi em novembro de 1982 num sábado, dia 13, que a praça de esportes idealizada e construída pelo então prefeito João Lamego Neto (1977-1982) era oficialmente aberta, com o jogo do Cruzeiro contra uma seleção amadora ipatinguense.
Publicado em 18/02/2019 14:38 - Atualizado em 03/05/2019 11:21
Inaugurado em 23 de novembro de 1982, O Estádio Municipal João Lamego Netto (antigo Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito), mais conhecido como Ipatingão, tem capacidade atual liberada para até 23 mil torcedores
[2][3]. Foi em novembro de 1982 num sábado, dia 13, que a praça de esportes idealizada e construída pelo então prefeito João Lamego Neto (1977-1982) era oficialmente aberta, com o jogo do Cruzeiro contra uma seleção amadora ipatinguense. Apelidado de Lamegão, o nome foi imediatamente mudado por seu antecessor no governo: Jamill Selim de Sales (1983-1989) para Ipatingão. Mas, até meados dos anos 90, o estádio, que recebia apenas partidas amadoras, shows de pop/rock e bingos, foi sendo deixado de lado e ficou completamente abandonado, com o seu gramado chegando a virar pasto para cabritos e bodes e suas instalações sendo invadidas por vários “sem teto”.
O grande marco para a recuperação do estádio foi a realização do jogo Atlético 2 X 1 Cruzeiro, em abril de 1996. No ano seguinte, o Vale do Aço teve pela primeira vez desde 1968, um time na Primeira Divisão. Foi o Social de Coronel Fabriciano, que mandou no Ipatingão o seu jogo contra o Galo, que tinha no elenco estrelas como Taffarel e Márcio Santos, tetracampeões do mundo em 94. Esse jogo, realizado em 8 de abril de 1997, teve um público de mais de 20 mil pessoas.
Com o surgimento do Ipatinga Futebol Clube, em maio de 1998, o Ipatingão passou a sediar clássicos do Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro. Libertadores e Sulamericana, dentre outros torneios que foram sendo criados, com transmissão ao vivo pela televisão para o Brasil e exterior.
Hoje, o Ipatingão recebe intervenções para sediar grandes jogos em 2019. O Ipatinga Futebol Clube irá realizar cinco partidas na primeira fase do Campeonato Mineiro do Módulo II, podendo esse número passar para sete jogos, caso o time chegue à decisão da competição.
Melhorias
Todos os setores do estádio estão sendo revitalizados. O principal deles, que é o gramado, está recebendo adubação e irrigação mais efetiva. Todo o sistema de alarmes de incêndio, e também os refletores, foram vistoriados.
Os bancos de reservas vão receber novas coberturas. Outra melhoria no equipamento será a instalação de mais duas cadeiras, chegando a 18 no total em cada banco, como exige a Federação Mineira de Futebol (FMF).
Toda a área externa vem recebendo capina, as bilheterias passam por limpeza, assim como os acessos aos portões.
Graças às últimas ações empreendidas, o estádio já possui os laudos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária, estando liberado em sua capacidade máxima (22.500 pessoas) para as competições.
Referências Bibliográficas
https://www.diariodoaco.com.br/ler_noticia.php?id=48780&t=ipatingao-uma-agonia-que-parece-nao-ter-fim de 18 de março de 2017, por Marcelo Luciano Costa Santos.
http://obras.ipatinga.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/ipatingao-recebe-intervencoes-para--sediar-grandes-jogos-em-2019/95138
por Assessoria