História da Cidade
Conheça a história da emancipação político-administrativa de Ipatinga.
Publicado em 17/04/2013 11:04 - Atualizado em 14/01/2019 10:43
Ipatinga: amor e orgulho de viver aqui
Quem chega à Ipatinga se surpreende com a sua área verde, uma das maiores do Brasil. Uma das últimas reservas de Mata Atlântica envolve a cidade e proporciona para seus cidadãos e visitantes uma experiência única diante de sua rica biodiversidade. Muitos turistas de negócios, atraídos pela Usiminas, maior siderúrgica de Minas, e diversas empresas do setor industrial, retornam depois para aproveitar parques, cachoeiras, lagoas e muitos pontos turísticos dessa rica região da Bacia do Rio Doce.
Localização
É muito fácil chegar em Ipatinga. Situada no Vale do Aço, região leste de Minas Gerais, está há 217 km de Belo Horizonte. A cidade também é cortada ou está próxima das principais estradas e corredores do transporte rodoviário brasileiro. Sua vocação industrial exige estradas que possam escoar sua produção para os principais destinos desse país, incluindo os portos e principais capitais do Brasil.
O transporte ferroviário é outra atração da cidade. Pela Estrada de Ferro Vitória-Minas, circula minério, bobinas de aço e diversos bens industriais. A ferrovia atrai ainda muitos turistas que desfrutam comodidade, segurança e conforto em viagens para a capital Belo Horizonte como para as praias de Vitória. O trem de passageiros da Vale do rio Doce é uma atração a parte. Seus vagões executivos são muito procurados em todas as épocas do ano. Em algumas datas, como natal e carnaval, é preciso garantir o bilhete com antecedência. Ipatinga também é servida por um aeroporto regional moderno com várias linhas para importantes cidades do Brasil. A área de embarque fica há cerca de 15 minutos do centro da cidade no município de Santana do Paraíso.
População
Segundo o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística), a população estimada para 2018 é de 261.344 pessoas. Hoje, a densidade demográfica de Ipatinga ultrapassa a 1.400 pessoas por Km2. A cidade é a décima mais populosa de Minas Gerais com 99, 25% de seus habitantes na área urbana e 0,75% na zona rural. Em 2016, segundo o IBGE, o município mantinha 70.907 pessoas ocupadas. Sua taxa de escolarização, para pessoas de 6 a 14 anos, ultrapassa 97% de crianças e jovens matriculados nas escolas. Ipatinga mantém 76 escolas de ensino fundamental e 22 escolas de ensino médio. Oferece também universidade pública e faculdades particulares com os principais cursos do ensino superior.
Sua condição de pólo regional, atrai habitantes de várias cidades do entorno que utilizam sua infra-estrutura, sobretudo os serviços de saúde. A cidade possui 57 estabelecimentos para tratamento de saúde com destaque para o Hospital Municipal Eliane Martins, Hospital Márcio Cunha e Unidade de Pronto Atendimento 24 horas - UPA no bairro Canaã. Essa procura crescente pelos serviços de saúde, acrescida de habitantes vizinhos, exige investimentos cada vez maiores para suprir as necessidades da população residente e de todo leste mineiro. Através do SAMU, o atendimento de urgência chega a todas as ruas da cidade com rapidez e eficácia.
Infra-estrutura
Outro destaque de Ipatinga é a sua infra-estrutura urbana. Com 97% de esgoto tratado, o saneamento básico chega a quase toda população. A urbanização das vias públicas chega a 77.8% com arborização em 88,5% de todas as vias. O cidadão conta ainda com energia elétrica e ruas iluminadas por LED e 97,75% das moradias atendidas pela coleta de lixo. São recolhidos cerca de 640 ton/dia e a varrição atinge 100% das ruas pavimentadas.
Economia
O PIB per/capita de Ipatinga é o maior da sua microrregião e ultrapassa R$ 32 mil reais por habitante. De todas as áreas econômicas se sobressai a industrial. Os setores comerciais e de serviços desenvolvem impulsionados pelos resultados da indústria. A Usiminas é a principal locomotiva desse setor, com um relevante volume de bens exportados, com destaque para o aço e produtos metalmecânicos. O seu complexo industrial atrai empresas tanto para atuar em suas atividades produtivas, como para as demandas da cidade e dos municípios ao redor. Ipatinga possui também um distrito industrial, administrado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), implantado numa área de 35.113.336 m2.
Outras atividades econômicas estão presentes e fortes no mercado de Ipatinga. Entre elas se destacam a confecção de artigos e acessórios de vestuário, extração e manipulação de minerais não-metálicos, fabricação de móveis e artefatos mobilísticos, produção de alimentos e bebidas, fabricação de produtos oriundos da metalurgia, além da extração de eucalipto destinado a abastecer a usina de celulose da Cenibra, situada no município de Belo Oriente.
O comércio e os serviços de Ipatinga oferecem infra-estrutura comparável as principais cidades do país. A Avenida 28 de Abril, situada no centro, revitalizada na década de 90, é o ponto comercial mais conhecido tanto na cidade como na região vizinha. Outros bairros como o Bom Retiro, Canaã, Horto, Iguaçu, Bethânia e Veneza concentram também serviços e comércios que atraem muitos consumidores. Em alguns bairros também funcionam feiras livres regulares, a exemplo da Feirarte, que acontece aos domingos no Parque Ipanema. O Shopping Vale do Aço, localizado próximo ao bairro Horto, constitui um dos maiores centros de compra do interior mineiro e importante ponto turístico da cidade.
Atrações e Marcos Turísticos
A área urbana de Ipatinga possui uma diversidade considerável de equipamentos de lazer. A cidade atrai turistas de negócios do mundo inteiro que se encantam com suas belezas naturais e sua infra-estrutura urbana que recebe diversas ações culturais entre elas, o Congado do Ipaneminha, a Festa da Banana do Pedra Branca, o Festival Ipatinga Live Jazz, a Expo Usipa a (maior feira comercial e industrial do interior mineiro), o Ipatinga Gourmet e diversas festas regionais, religiosas com danças e comidas típicas em todos os meses do ano.
O Parque Ipanema é uma das maiores áreas verdes do país situadas dentro de um perímetro urbano e foi um dos últimos projetos do paisagista Roberto Burle Marx. Em seus mais de 1 milhão de m² estão plantadas cerca de 12 mil árvores. O seu complexo abrange também o Parque da Ciência, onde são apresentados fenômenos físicos, biológicos, químicos ou astronômicos que podem ser observados ou interagidos pelo visitante, além de playground, quadras poliesportivas, campos de futebol, pista de caminhada, ciclovias e anfiteatro.
A Usipa, um dos mais antigos clubes da cidade, oferece tudo para um dia de descanso, lazer e práticas desportivas. O seu Centro de Biodiversidade, equipado com mini-jardim zoológico e jardim botânico, também abriga trilhas ecológicas, parque aquático, áreas esportivas, lanchonetes e área de lazer para as crianças. No seu complexo encontra-se também um pequeno estádio de futebol, ginásio poliesportivo e uma área de atletismo que já sediou competições nacionais.
Como já citado, o Shopping Vale do Aço é o maior centro de compras do leste mineiro e entre os maiores do interior do estado.
Dentre os marcos de Ipatinga, destacam-se patrimônios físicos e culturais já tombados. Além da Estação Memória Zeza Souto, do Teatro Zélia Olguin e do Parque Ipanema, detalhados anteriormente, são exemplos de bens tombados pelo município: o Pontilhão de Ferro entre os bairros Centro e Veneza, a Estação Pouso de Água Limpa, réplica de uma estação ferroviária anexa ao Parque Ipanema; a Academia Olguin, que depois de servir como restaurante da Usiminas passou a sediar aulas de caratê e dança na década de 70; a Igreja Nossa Senhora da Esperança do bairro Horto, sede da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, construída em 12 dias por trabalhadores da Usiminas em 1959; o Grande Hotel Ipatinga, projetado por Raphael Hardy Filho no bairro Castelo e concluído em 1961; e as ruínas da Estação Pedra Mole, próxima ao encontro do Rio Piracicaba com o Doce, bairro Cariru.
Lagoa Silvana
O Clube Náutico Alvorada (Lagoa Silvana) está apenas há 6 km do Centro de Ipatinga. Essa lagoa histórica é o principal destino para o verão do ipatinguense, que busca suas águas limpas para banhos, pesca esportiva e passeios de barcos e jet-ski. O Clube foi criado pela Usiminas para atender à população de Ipatinga e região, apesar de estar localizado no município de Caratinga. Já sediou etapas do campeonato brasileiro de Motonaútica. Conta com praia artificial, toboágua, parque aquático infantil, galpões para churrasqueiras, área de camping, pousadas/chalés, polígono de Tiro, plataforma, restaurantes e lanchonetes, Pista para Prática de Aeromodelismo além de várias Praças e Jardins.
Ipatingão
O Estádio Municipal João Lamego Netto é o principal estádio da cidade e do Vale do Aço e tem capacidade para até 23 mil pessoas. O Ipatingão, como também é conhecido, é considerado a "casa" do Ipatinga Futebol Clube, o time de futebol mais bem sucedido da região, com participações nas divisões principais dos campeonatos Brasileiro e Mineiro.
O jovem time Ipatinga Futebol Clube, fundado em 1998, alcançou uma das trajetórias mais fulgurantes do futebol brasileiro, sendo campeão estadual em 2010 com vitórias históricas sobre o Cruzeiro Esporte Clube, importante time da capital. Em 2007, o Tigrão de Aço, como é conhecido pela sua torcida, chega à série A do Campeonato Brasileiro e conquista uma das mais importantes páginas de sua história. Hoje, o Ipatinga luta para retornar aos seus melhores dias. Disputa o módulo 2 do campeonato mineiro.
Copa do Mundo
Em 2010, com a reforma do Estádio Governador Magalhães Pinto (o Mineirão, em Belo Horizonte) para a Copa do Mundo FIFA de 2014, o Ipatingão passou a sediar alguns dos jogos das principais equipes da capital mineira (Cruzeiro e Atlético).
O Estádio Amaro Lanari Júnior, como é chamado o estádio da Usipa, foi inaugurado em 7 de setembro de 1961 e seu centro de treinamento já foi utilizado por clubes de futebol da elite nacional e mesmo internacional, como Atlético Mineiro, São Paulo e San Lorenzo da Argentina.
História
Com apenas 54 anos, Ipatinga já viveu momentos intensos em sua história.
A pré história
Entre os séculos XVI e XVII, entradistas seguiam pela região à procura de ouro e materiais de valor, mas a descoberta de ouro na região central de Minas Gerais fez com que vilas e povoados crescessem nesta região que até então era habitada apenas pelos índios Botocudos. Pouco tempo depois, a Coroa portuguesa proibiu o povoamento da região do Vale do Rio Doce, para evitar o contrabando de materiais preciosos. Na segunda metade do século XVIII, Antônio Noronha ordenou a construção de uma estrada ao leste da capitania, justificando-se de que havia ouro nessa região. A estrada foi concluída pouco tempo depois.
Os primeiros civilizados a chegarem até a região de Ipatinga e do atual Vale do Aço, vieram em 1752 de Sant"Ana do Alfié pela Serra da Vista Alegre. Atravessando o Rio Piracicaba, abrindo na margem esquerda desse rio uma posse no lugar hoje conhecido por Sítio Velho, nas cercanias da atual Usiminas, não tendo prosseguido por ter sido assassinado por um escravo que ele alugara de dona Ana Matos.
No início do século XX, as principais atividades econômicas eram a agricultura de subsistência e a pecuária. No ano de 1901, com a criação da Estrada de Ferro Vitória a Minas - EFVM, o engenheiro Pedro Nolasco foi contratado para planejar uma estrada margeando o Rio Doce, que fosse desde o Porto de Vitória até a cidade de Diamantina. Sete anos mais tarde, um estudo comprova o alto teor de ferro nas jazidas de minério de Itabira. O interesse internacional dos ingleses muda o projeto original da ferrovia, para facilitar o escoamento da produção para o Porto de Vitória, pelo qual seria levado em direção à Europa.
Uma cidade nos trilhos
Com a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, começaram a vir os primeiros habitantes da primitiva cidade de Ipatinga e da Região Metropolitana do Vale do Aço. Através dos trilhos da estrada de ferro, fixaram-se na região além dos operários, e viajantes de várias partes de Minas Gerais e até de diferentes lugares do Brasil que vieram tentar a sorte na cidade. Em 22 de agosto de 1922, foi inaugurada a Estação Pedra Mole, a primeira da cidade. O primeiro a fixar pouso foi José Fabrício Gomes, explorador de matas, que se apossou de uma área onde hoje abrange o município de Ipatinga, com a intenção de explorar madeira. Pouco tempo depois, as terras foram repassadas a José Cândido de Meira, tendo este aumentado a atividade de extração de madeira. Logo após, Alberto Giovannini transformou o local numa fazenda de gado, tendo construído ainda no terreno uma boa casa e, nos terrenos férteis, o cultivo de lavoura, atraindo colonos para o trabalho na fazenda. No ano de 1930, o trajeto da EFVM foi alterado. A Estação de Ipatinga (atualmente Estação Memória) foi construía para substituir a de Pedra Mole, que desabou em virtude da instabilidade do terreno. Suas ruínas ainda restam na beirada do Rio Piracicaba, perto da confluência com o Rio Doce. Tudo o que resta desta estação é uma parede, suas fundações e um poço abandonado na região do bairro Castelo. Ao redor da Estação Ipatinga, continua o crescimento e o desenvolvimento do povoado.
Usiminas
A vocação siderúrgica de Ipatinga inicia-se em 31 de outubro de 1944, quando foi inaugurada a ArcelorMittal Timóteo (antiga Acesita - Companhia de Aços Especiais Itabira) em território que então estava em território de Antônio Dias, atualmente no município de Timóteo. Dessa época também é a elevação de Ipatinga a distrito de Coronel Fabriciano. Em 27 de dezembro de 1948, depois de um longo processo tramitado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o governador Milton Campos assina a Lei nº. 336, criando o município de Coronel Fabriciano, emancipando-se de Antônio Dias. Junto com a emancipação, Ipatinga também eleva-se a distrito da cidade.
Doze anos mais tarde, uma delegação japonesa visita o então distrito de Ipatinga, sendo escolhido como sede da instalação da Usiminas em 25 de abril de 1956, data que hoje é considerada como dia oficial da fundação da empresa. Para essa decisão, foram levados em conta a topografia apropriada, pequena distância entre as fontes de matéria prima e os centros consumidores facilidades dos recursos hídricos, abundância de energia elétrica, malha ferroviária local e proximidade com outros centros siderúrgicos. Com as notícias da construção da siderúrgica que se instalaria na região, foi grande a chegada de novos moradores, antes de sua instalação. Isso aumentou a necessidade de um planejamento urbano para a cidade. Os empregados da empresa foram instalados em acampamentos improvisados, distribuídos por toda a extensão do distrito. Os aventureiros amontoaram seus barracos nas vias públicas e praças. No dia 26 de outubro de 1962, o estão presidente do Brasil João Goulart inaugurou a Usina Intendente Câmara, dando início ao seu funcionamento e à produção industrial.
Conflitos urbanos e emancipação
Protestos de trabalhadores da Usiminas contra as más condições de moradia e trabalho, além de agravantes como a humilhação que sofriam ao serem revistados antes de entrar e sair da empresa, reforçaram a opressão de tropas militares sob ordens do governador mineiro José de Magalhães Pinto. Em 7 de outubro de 1963, cerca de seis mil trabalhadores em greve à frente da portaria da empresa foram alvo de 19 soldados no alto de um caminhão que puseram-se a disparar contra os operários. O episódio, conhecido como Massacre de Ipatinga, resultou oficialmente em oito mortes e 79 feridos, apesar de tais números sempre ter sido contestados.
Houve, nos meses seguintes ao massacre, aumentos salariais, a substituição do quadro de vigilantes e a condenação dos soldados envolvidos em agressões e no massacre. Anteriormente ao massacre, já existia um ressentimento de insatisfação da população de Ipatinga com a administração de Coronel Fabriciano, devido à distância até a sede municipal e à relativa sensação de isolamento, o que levou à formação de uma comissão pró-emancipação do então distrito em 1962.
Com o rápido crescimento, se tornou fundamental que Ipatinga tivesse autonomia administrativa. A pequena vila dependia diretamente dos interesses da sede, Coronel Fabriciano, e os moradores acusavam políticos fabricianenses de descaso administrativo para com o distrito. A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais aprovou, em redação final, o projeto de revisão administrativa, que criou 237 novos municípios, entre eles estava Ipatinga - criada pela Lei estadual n° 2764, de 30 de dezembro de 1962, juntamente com o distrito de Barra Alegre - e Timóteo, tendo sido vetada pelo Governador José Magalhães Pinto a instalação dos municípios de Ipatinga e Timóteo, que enviou uma mensagem às comissões Pró-Emancipação dos dois municípios do Vale do Aço, informando o veto à emancipação e os seus motivos: afirmava que pretendia manter uma unidade política, administrativa, econômica e financeira desse pólo siderúrgico.
No entanto, uma quebra de aliança entre o prefeito fabricianense e Magalhães Pinto, permitiu que uma nova comissão conseguisse a aprovação da emancipação de Ipatinga pela Secretaria de Interior do estado em 28 de abril de 1964. No mesmo processo também houve a emancipação do distrito de Timóteo, desmembrado de Coronel Fabriciano, além de João Monlevade e Bela Vista de Minas. A notícia da independência de Ipatinga e Timóteo foi anunciada em um palco montado no Centro de Fabriciano por volta do meio-dia da mesma data, sendo oficializada com a publicação no Diário Oficial do dia seguinte, 29 de abril. José Orozimbo da Silva foi empossado como intendente, sendo posteriormente substituído por Délio Baêta Costa, porém Fernando Santos Coura foi o primeiro prefeito eleito e veio a assumir o cargo em 4 de dezembro de 1965.
Consolidação urbana
Até 1967, encontravam-se implantados na Vila Operária os bairros Amaro Lanari, Bom Retiro, Cariru, Castelo, Horto, Imbaúbas e Vila Ipanema. Dentre outros bens infraestruturais básicos, foram construídos o Colégio São Francisco Xavier (1962) e o Hospital Márcio Cunha (1967).
Entre as décadas de 70 e 80, foram construídos cemitérios, salas de cinema, fundações culturais e teatrais, o terminal rodoviário e o Ipatingão.
Paralelo à original Vila Operária, o crescimento da população não industrial induziu o surgimento de novas divisões sem relação com a empresa, em especial na periferia da cidade, no decorrer da segunda metade do século XX.
A Verticalização entre os bairros Ideal, Cidade Nobre e Iguaçu, áreas onde a consolidação urbana ocorreu após a década de 70.
No começo da década de 1990, a efervescência da atividade comercial incentivou a estruturação do Centro da cidade, com parte de sua população sendo remanejada para casas populares.
A privatização da Usiminas, no início da década de 90, ajudou a desvincular a administração pública com foco à empresa para priorizar a cidade como um todo. Ao longo do tempo, com o crescimento populacional da cidade, houve a necessidade da expansão dos setores econômico e turístico de Ipatinga. Em 20 de outubro de 1982 é inaugurado o Kart Clube Ipatinga; em 6 de novembro de 1983 foi fundado o Kartódromo Emerson Fittipaldi; em 3 de março de 1990 foi a inauguração do Aterro Sanitário de Ipatinga; em 21 de maio de 1998 é fundado o Ipatinga Futebol Clube; em 23 de setembro de mesmo ano foi inaugurado o Shopping do Vale do Aço e o Centro Cultural Usiminas.
Também em decorrência do crescimento demográfico de Ipatinga e cidades vizinhas, em 30 de dezembro de 1998, foi criado o Vale do Aço, reunindo além de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo outros 22 municípios do colar metropolitano, sendo elevado a Região metropolitana em 12 de janeiro de 2006.
Atualmente Ipatinga e o Vale do Aço se destacam pela sua vocação industrial já conhecida, mas com setor de serviços e comércio em pleno desenvolvimento, se caracterizando como pólo regional para várias cidades do leste de minas.
Conheça a história da cidade de Ipatinga
DADOS EM ORDEM CRONOLÓGICA
1903 - Início da construção da Estrada de Ferro Vitória-Minas.
01/08/22 - Inauguração da Estação de Pedra Mole, pela Estrada de Ferro Vitória- Minas (As Ruínas da Estação de Pedra Mole foram tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, através do Decreto n.º 3.575, de 03/09/1996).
1925 - Fundação do Grupo de Congado do Ipaneminha - Fundador: José Gonçalves de Almeida (O Congado do Ipaneminha foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, através do Decreto n.º 3.579, de 03/09/1996).
1930 - O trajeto da estrada de ferro é mudado para o local onde hoje é a cidade – o ponto de embarque e desembarque de passageiros passa a ser a Estação Ipatinga (atual Estação Memória) - (A Estação Memória foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, através do Decreto n.º 1.442, de 30/12/1981).
25/05/50 - Criação do Distrito de Barra Alegre.
1951 - É desativada a Estação Ipatinga (atual estação Memória).
12/12/53 - Criação do Distrito de Ipatinga, pertencendo ao Município de Coronel Fabriciano, através da Lei Estadual 1.039.
19/07/54 - Fundação da Igreja São Vicente de Paula - Ipaneminha - (A Igreja do Ipaneminha foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, através do Decreto n.º 3.580, de 03/09/1996).
16/08/58 - Cravação solene do marco inicial da construção da Usina Intendente Câmara.
Outubro/1959 - Criação da Agência Postal de Intendente Câmara.
24/12/59 - Inauguração da Igreja Nossa Senhora da Esperança, no Horto - (A Igreja foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, através do Decreto n.º 1.443, de 30/12/1981).
1960 - Criação da Associação "Amigos de Ipatinga" - um grupo de pioneiros que seriam responsáveis pelo encaminhamento do processo de emancipação de lpatinga.
18/06/60 - Inauguração da Estação Ferroviária Intendente Câmara.
1961 - Inauguração do Grande Hotel Ipatinga - (O Grande Hotel foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, através da Lei n.º 1.762, de 24/03/2000).
26/10/62 - Inauguração da Usina Intendente Câmara – USIMINAS.
30/12/62 - A Assembléia Legislativa de MG aprovou em redação final o projeto de revisão administrativa, que criou 237 novos municípios, entre eles estava Ipatinga.
29/04/64 - Emancipação Político-administrativa de Ipatinga.
1964 a 3/12/1965 - Intendente: Délio Baeta.
24/04/65 - Assinatura do Convênio entre a Prefeitura Municipal de Ipatinga e a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG.
01/05/65 - Inauguração do Hospital Márcio Cunha.
17/07/65 - Criação da Liga Esportiva de Ipatinga.
03/10/65 - Realização da primeira eleição para cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores
03/12/65 - Instalação da Câmara Municipal e Eleição da Primeira Mesa Diretora – Gedeão de Freitas foi o primeiro Presidente da Câmara.
04/12/65 - Posse do primeiro prefeito eleito no Município - Fernando Santos Coura 4/12/1965 a 13/09/1966.
14/09/1966 a 30/01/1967 - Prefeito interino: Gedeão de Freitas.
21/04/66 - Criação da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga – ACIAPI.
31/01/1967 a 15/09/1969 - Prefeito eleito: Jamil Selim de Salles;
15/09/69 - O prefeito Jamil Selim de Salles é destituído do poder e é nomeado como interventor Almir Ribeiro Tavares.
16/09/1969 a 30/01/1971 - Interventor: Almir Ribeiro Tavares.
18/09/70 - Inauguração do Cine-Horto, no Areal.
26/10/70 - Fundação da Usiminas Mecânica – USIMEC.
31/01/1971 a 30/01/1973 - Prefeito eleito: Darcy de Souza Lima.
04/12/71 - Fundação da Academia Olguin, no Horto. A Academia Olguin foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, através da Lei n.º 1.764, de 24/03/2000).
20/01/73 - Inauguração do Cemitério Parque Senhora da Paz.
31/01/1973 a 30/01/1977 - Prefeito eleito: Jamil Selim de Salles. Vice: José Francisco de Oliveira.
1974 - Fundada a Associação do Teatro Amador de lpatinga, mais tarde Cleide Yácones.
01/03/75 - Instalação do 14º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais: A Unidade teve como seu primeiro quartel as instalações do antigo escritório Central da Usiminas e posterior sede do Contigente, ficando no quarteirão entre as ruas Varginha e Caxambu, Avenida João Valentim Pascoal e BR 458.
05/09/75 - Fundação da 1ª Delegacia Regional de Segurança Pública (DRSP).
01/11/75 - Inauguração do Terminal Rodoviário de Ipatinga.
08/12/75 - Criação da Comarca de Ipatinga.
31/01/1977 a 31/01/1983 - Prefeito eleito: João Lamego Neto. Vice: João Pedro Pacheco.
29/01/77 - Inauguração do Prédio da Prefeitura Municipal de Ipatinga.
01/05/77 - Início da operação da COPASA em Ipatinga.
24/06/78 - Inauguração da atual sede do 14º Batalhão de Polícia Militar - Rua Gaivotas, 662, Vila Celeste.
26/01/82 - Inauguração da primeira creche de Ipatinga: Creche Mãe Dolores.
10/02/82 - Criação da 72ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Ipatinga.
12/11/82 - Inauguração do Estádio Epaminondas Mendes Brito - Ipatingão.
01/02/1983 a 31/12/1988 - Prefeito eleito: Jamil Selim de Salles. Vice: Lourival Passos
1983 - Nasce no Bom Jardim, o Grupo Cultural Roda Viva, responsável pelo Festival de Música e oficinas culturais.
06/11/83 - Inauguração do Kartódromo Emerson Fitipaldi.
19/10/84 - Instalação da Defensoria Pública em Ipatinga, órgão ligado à Secretaria de Estado do Interior e Justiça, objetivando o atendimento jurídico às pessoas carentes.
01/01/1989 a 31/12/1992 - Prefeito eleito: Chico Ferramenta. Vice: João Magno de Moura.
1989 - Implantação do Orçamento Participativo em Ipatinga.
03/03/90 - Inauguração do Aterro Sanitário de Ipatinga.
01/01/1993 a 31/12/1996 - Prefeito eleito: João Magno de Moura. Vice: Djalma Rodrigues da Silva
06/10/94 - Fundação do Teatro Zélia Olguin, na Avenida Itália- Cariru (O Teatro Zélia Olguin foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, através da Lei n.º 1.765, de 24/03/2000).
01/01/1997 a 31/12/2004 - Prefeito: Chico Ferramenta. Vice: Vinícius Varela.
27/04/97 - Inauguração das obras do "Projeto Novo Centro" - Projeto de Reurbanização da área central da cidade.
24/09/98 - Inauguração do Shopping do Vale do Aço.
24/09/98 - Inauguração do Centro Cultural Usiminas, integrado ao Shopping do Vale do Aço.
11/12/98 - Inauguração do prédio do Fórum da Comarca de Ipatinga.
1998 - Criação da Agência de Desenvolvimento de Ipatinga – ADI.
29/04/99 - Inauguração do Ginásio Ely Amâncio - no Centro Cultural e Esportivo Sete de Outubro.
12/06/99 - Inauguração do Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa – (O Complexo Turístico foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, através da Lei n.º 1.727, de 04/11/1999).
01/01/2001 a 31/12/2004 - Prefeito eleito: Chico Ferramenta. Vice: Vinícius Varela.
15/03/03 - Inauguração do Distrito Industrial de Ipatinga.
25/06/04 - Inauguração do novo prédio da Câmara Municipal de Ipatinga.
03/12/04 - Criação da 12ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, com sede em Ipatinga - Resolução 3.785.
01/01/2005 a 31/12/2008 - Prefeito eleito: Sebastião de Barros Quintão. Vice: Marisa Gravina.
04/04/05 - Instalação da 12ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, na Rua Edgard Boy Rossi - antigo prédio da Câmara Municipal de Ipatinga.
08/03/06 - Inauguração do Tribunal Regional Federal- Seção Judiciária – Subseção de Ipatinga.
13/03/06 - Inauguração das novas instalações do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca.
01/01/2009 a 27/02/2009 - Prefeito empossado: Sebastião de Barros Quintão, vice: Altair Vilar.
28/02/2009 a 28/04/2010 - Prefeito interino: Robson Gomes da Silva.
29/04/2010 a 17/06/2010 - Nilton Manoel assume como prefeito interino – Eleição extemporânea.
18/06/2010 a 31/12/2012 - Prefeito eleito: Robson Gomes da Silva. Vice: Pastora Márcia Perozini.
01/01/2013 a 31/12/2016 - Prefeita eleita: Cecília Ferramenta. Vice: Coronel Ramalho.
01/01/2017 - Prefeito eleito: Sebastião de Barros Quintão. Vice: Jésus Nascimento da Silva.
06/04/2018 - Sebastião de Barros Quintão transfere a chefia do poder executivo ao Vice :Jésus Nascimento da Silva.
06/04/2018 - Jésus Nascimento da Silva assume o cargo de Prefeito de Ipatinga.
28/04/2018 - Prefeito interino: Nardyello Rocha de Oliveira
21/06/2018 - Prefeito eleito: Nardyello Rocha de Oliveira. Vice:Célio Francisco Aleixo
por PMI