Escolas municipais lançam projeto de Educação, Arte e Cultura
Proposta visa ao desenvolvimento integral dos estudantes e tem como objetivo melhorar a frequência, a convivência e o rendimento dos estudantes
Publicado em 10/06/2016 12:02 - Atualizado em 10/06/2016 12:31
As escolas municipais Nelcina Rosa de Jesus, do bairro Veneza I, Márcio Andrade Guerra, do Veneza II, e Paulo Freire, do Parque das Águas, estão desenvolvendo ações para melhorar a convivência entre os educandos e comunidade escolar. Trata-se do projeto “APRENDARTE: juntos fazemos melhor”, que foi lançado nesta sexta-feira (03/06), na quadra do Campo do Bigode, no bairro Veneza II.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Ipatinga, as ações serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a 12ª Região da Polícia Militar, o 14º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, o Conselho Tutelar, Comissários da Infância e Juventude, entidades comunitárias e religiosas, entre outros.
Projeto é desenvolvido em conjunto pelas escolas municipais Nelcina Rosa de Jesus, Márcio Andrade Guerra e Paulo Freire. Foto: Secom/PMI
Ainda de acordo com informações da coordenação do projeto, serão desenvolvidas atividades esportivas, artísticas e culturais, como: oficina de grafite, teatro, marchetaria (técnica de ornamentar superfícies com madeira), torneios de futsal, entre outras atividades envolvendo os estudantes e os profissionais das escolas. As escolas também vão organizar palestras com temas voltados para os pais e para os estudantes, com o intuito de propiciar o fortalecimento dos laços familiares e autoestima.
A abertura do “APRENDARTE” contou com cantinho da leitura, organizado pela mediadora do projeto Ipatinga: Cidade Leitora, exposições de trabalhos com material reciclado e apresentações de números de teatro, circo, música e dança com os alunos e coordenadores artísticos das escolas envolvidas. A programação recebeu também uma moda de viola com o músico Hyuri Luna, atividades do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC), um stand da 12ª Companhia da Polícia Ambiental e Trânsito e do programa “Bom Vizinho”, do MC Donalds, que realizou uma oficina de esculturas de balão e pintura no rosto das crianças.
“Fiquei um pouco nervoso na hora de me apresentar. Tinha muitas pessoas, mas depois que a gente começa a se conectar com a dança, o corpo se sente mais livre, leve e fui me soltando”, contou o aluno Micael Eduardo de Assis Martins. O estudante da E.M. Paulo Freire afirma que gosta muito de dançar. “Quero ser um bailarino profissional de Hip-Hop. No final da dança, eu vi que todo mundo gostou da apresentação. Seria muito bom se isto acontecesse mais vezes”, relata o estudante do 4° ano.
Evento contou com apresentações culturais com os alunos e coordenadores artísticos das escolas envolvidas. Foto: Secom/PMI
O evento contou ainda com a participação da Banda Municipal de Ipatinga, que se apresentou sob a regência do coordenador de Música da rede municipal Wanderson Franco de Sá, e de uma coreografia de dança com o coordenador Wiliam Lacerda e os estudantes da E.M. Márcio Andrade Guerra. As atividades artísticas foram encerradas com a apresentação da Banda do 14° Batalhão da Polícia Militar.
O aluno Kayque Souza Costa, de 11 anos, da E.M. Nelcina Rosa de Jesus, fez questão de participar e mostrar seu talento no lançamento do projeto. “É tudo muito bom, a gente aprende fora da escola com as outras aulas que temos, como natação e futsal. E agora, através do Aprendarte, estamos tendo a oportunidade de mostrar um pouco do que aprendemos para os nossos pais e para toda a comunidade”, relata o aluno do 6° ano, que frequenta aulas de natação, judô e futsal, do projeto Aprender Mais, na Usipa.
O evento também encheu de orgulho a dona Maria Efigênia da Silva, que já passou pela E.M. Márcio Andrade Guerra e hoje atua como “mãe educadora” na unidade. “Eu tenho um orgulho imenso da Escola Márcio Andrade Guerra. Iniciativas como esta são muito importantes, pois envolvem e sensibilizam não somente as nossas crianças, mas toda a família e a comunidade aqui do bairro”, comenta a colaboradora que é avó de 5 alunos da E.M. Márcio Andrade Guerra, do Veneza II.
por SECOM/PMI