Campanha mobiliza pela proteção de animais
Prefeitura de Ipatinga e entidade conscientizam sobre posse responsável e fazem alerta contra maus tratos e abandono de "bichos de estimação"
Publicado em 03/10/2014 11:00
A Prefeitura de Ipatinga e a associação Meu Amigo Cão iniciam uma campanha de conscientização para a proteção dos animais. Incentivar a posse responsável, estimular a adoção e, principalmente, coibir maus tratos e abandono de animais domésticos são alguns dos itens previstos na agenda de mobilização. O lançamento da campanha "Quem ama, protege!" acontece na "Semana de Proteção dos Animais", comemorada mundialmente entre os dias 4 e 10 de outubro e instituída no município pela Lei 3.293/2013.
Shara Regina da Silva, veterinária e voluntária da entidade Meu Amigo Cão, destaca a importância da parceria com o poder público para ampliar o acesso à informação e a sensibilização para a causa. "Ainda há muitas dúvidas quando se fala em proteção dos animais. Maus tratos e abandono, por exemplo, são considerados crimes, sujeitos à punição. E em geral, as pessoas desconhecem que esses tipos de violência devem ser denunciados às autoridades competentes, como a Polícia Militar ou Ambiental", argumenta a voluntária, citando o Decreto Lei Federal 24.645/1934 e a Lei 9.605/98 (Crimes Ambientais).
A "Semana de Proteção dos Animais" também marca o começo do trabalho de mobilização e ações educativas junto à comunidade escolar. A proposta da entidade, em parceria com a Prefeitura, é desenvolver palestras, materiais educativos e introduzir o tema em sala de aula durante todo o ano. "O público infantil é mais sensível à causa e também um importante multiplicador das informações em casa ou na vizinhança", explica a veterinária.
A voluntária também destaca a importância do "bicho" de estimação na vida da criança, para ensinar conceitos de limites, disciplina, respeito e responsabilidade. "Animal de estimação não é brinquedo e precisa de cuidados especiais. Pretendemos reforçar esta premissa desde muito cedo. Assim, quando adulto, a pessoa entenderá que, ao optar por ter um animal doméstico, ela também se torna responsável pela sua saúde e bem-estar", afirma.
Posse responsável
Manter testes e vacinas atualizadas, passear periodicamente com o cão, usar plaquinha de identificação, garantir alimentação apropriada e água fresca, manter o local sempre limpo e procurar o médico veterinário quando o animal ficar doente são algumas das premissas básicas da posse responsável.
No entanto, o que se observa é o recorrente abandono e/ou a criação de animais domésticos soltos nas ruas. O resultado é o aumento indiscriminado da população de cães e gatos errantes, gerando problemas de saúde pública para toda a população. Apenas a entidade resgata em média 60 animais vítimas de abandono e/ou maus tratos por mês.
A Prefeitura de Ipatinga busca recursos, junto ao Ministério da Saúde, para a construção da sede própria do Centro de Controle de Zoonoses. O espaço adequado possibilitará a ampliação de serviços e a implantação de novos programas, como o controle reprodutivo da população animal (cães e gatos). O projeto, elaborado em 2004, foi retomado pela atual administração. No momento, o município aguarda a reintegração de posse do terreno público, no bairro Parque das Águas, que abrigará o equipamento público
Adoção de animais
A associação Meu Amigo Cão e o Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga mantêm serviço de adoção de animais abandonados. Na entidade, o interessado pode escolher pelo site (www.meuamigocao.org) ou na fanpage (facebook.com/meuamigocaoipatinga). Após responder um questionário, o futuro próprio assina um termo de adoção responsável. Também são realizadas feiras de adoção no Shopping do Vale do Aço (sempre, no 1º sábado do mês); Feirarte (2º e 4º domingos) e na Praça do Coreto, em Timóteo (3º sábado). Todos os animais são vacinados, vermifugados, testados para Leishmaniose Visceral e, em sua maioria, castrados.
No Centro de Controle do Zoonoses de Ipatinga, a adoção pode ser feita de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 15h30. É necessário ser maior de idade, portar documento de identidade e conhecer todos os deveres sobre a guarda responsável de um animal de estimação.
Denuncie
São considerados crimes de maus tratos contra os animais: abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar; manter preso permanentemente em correntes; obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força; capturar animais silvestres; utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse; promover violência como rinhas de galo dentre outros.
- IBAMA – Linha Verde: 0800 61 80 80
- Disque Meio Ambiente: 0800 11 35 60
- Corpo de Bombeiro: 193
- Polícia Militar: 190
por SECOM/PMI