Escola Padre Bertollo terá horta revitalizada
Iniciativa integra projeto realizado em parceira com a comunidade, cuja abordagem é educação ambiental, alimentação saudável e incentivo à leitura
Publicado em 18/04/2016 17:46 - Atualizado em 19/04/2016 13:44
O passeio pelos canteiros do viveiro da Prefeitura de Ipatinga permitiu que os alunos pudessem conhecer as espécies cultivadas no local. Foto: Secom/PMI
Mais uma etapa do projeto “Mãos de valor, voluntários do saber", da Escola Municipal Padre Bertollo, do bairro Cidade Nobre, foi realizada na manhã dessa sexta-feira (15/04). Os alunos da unidade de ensino visitaram o Viveiro Municipal de Ipatinga, localizado no Jardim Panorama, com o objetivo de buscar referências para revitalizar a horta da escola.
O passeio pelos canteiros do viveiro da Prefeitura de Ipatinga permitiu que os alunos pudessem conhecer as espécies cultivadas no local e escolhessem as mudas que serão levadas para a escola. A visita foi o mais um importante passo da revitalização da horta, atividade que será desenvolvida por 95 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I.
Pela primeira vez em visita ao Viveiro Municipal, o estudante Guilherme Francisco Lopes Ducarmo, de 8 anos, se lembrou da casa da sua avó. “O cheiro daqui me fez lembrar da horta da minha avó. Agora entendo por que ela dizia pra eu não brincar no meio da horta, nem pisar nas plantas. Era para cuidarmos delas”, contou o estudante.
Educação ambiental
Saber a letra inicial dos nomes das espécies escolhidas para plantar na horta da escola também faz parte dessa atividade. A ideia é que o canteiro da Escola Padre Bertollo receba, pelo menos, uma muda de plantas cujos nomes sejam iniciados pelas letras do alfabeto. A iniciativa também visa incrementar a merenda da escola com os alimentos orgânicos produzidos na horta.
Para Lucas Anthony Reis Ferreira, de 8 anos, a visita foi também uma aula sobre a alimentação saudável. “Além de aprender a plantar e cuidar de uma horta, aprendi que os alimentos orgânicos são mais saudáveis e essa é a importância de cultivá-los”, comentou o aluno do 3º ano.
Lucas Anthony Reis, Escola Municipal Padre Bertollo. Foto: Secom/PMI
Mãos de valor
Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental I da E.M. Padre Bertollo, Simone Duarte, a partir das atividades práticas, os professores trabalham gêneros textuais da língua portuguesa e proporções matemáticas. “Por meio de receitas culinárias, por exemplo, estimulamos a leitura e contação de histórias. Além disso, o lado afetivo é trabalhado com o educando, para mostrar a importância de cuidar do espaço da escola, remetendo às lembranças dos familiares”, detalhou.
Além da revitalização da horta, estão previstas no projeto “Mãos de valor, voluntários do saber" atividades como doação de livros, práticas de incentivo à leitura, campanhas de conscientização para combate ao mosquito Aedes aegypti, estímulo à alimentação saudável, entre outras ações.
Todos os educandos estão envolvidos no projeto, que contará com atividades desenvolvidas por estudantes do 1º ao 9º ano escolar. A comunidade do entorno da escola também pode participar das ações, de forma voluntária. Mais informações: 3829-8387.
por SECOM/PMI